Qual a diferença entre Filtro e Purificador de Água ?

Como cuidar da saúde? Filtro ou purificador de água? Todos tratam a água do mesmo jeito?

Esses temas são muito discutidos dentro dos lares brasileiros atualmente e o consumo de água tratada, apesar de parecer algo bem elementar, pode ser o melhor caminho para a garantir a manutenção do bem-estar.

Grandes empresas atuam na produção de sistemas e equipamentos que podem proporcionar uma melhor qualidade na água consumida.

O que você precisa saber o quanto antes é que eles deixam a água com qualidade diferente. Além disso, o preço na compra pode ser baixo, mas às vezes o custo beneficio não compensa. Então, pesquisar as principais características de cada produto e calcular se a sua escolha cabe no orçamento são preocupações que devem estar no começo da sua lista.

Se você quiser manter sua família longe de doenças o melhor a se fazer é cuidar da água que eles consomem. Uma das principais maneiras de deixá-la boa para ser consumida é por meio de um filtro ou de um purificador de água.  Porém, a melhor escolha entre um e outro dependerá da sua necessidade. Por isso, é importante que você conheça as características de cada um e decida qual ter na sua casa.

 

Apresentamos abaixo algumas dicas que podem ajudar na sua escolha.

Os filtros são aparelhos simples que tem a finalidade de realizar um tratamento físico e criar uma barreira para as partículas sólidas que estão em suspensão na água.
Os purificadores, além de realizar o filtro físico, agregam outros tratamentos de ordem química e microbiológica (retiram bactérias e vírus da água). Atualmente as tecnologias avançadas propiciam a fabricação de novos elementos filtrantes ou diferentes formas de tratamento de água que ajudam na prevenção de doenças e oferecem tranquilidade e segurança para uma vida mais saudável.


Vantagens e desvantagens

Filtros
Os filtros, diferente dos purificadores, são produtos mais simples e funcionam a partir de uma vela central que barra as impurezas. Não utilizam energia elétrica e o preço é bem mais acessível. Podem ser encontrados em duas versões: de barro ou de plástico/inox. Porém, não reduzem o índice de cloro, nem bactérias. Ele é mais indicado para cidades que possuem sistemas de tratamentos de água mais eficazes.

Para que os filtros tenham maior durabilidade é preciso que a caixa de água passe por limpezas periódicas, quando os mesmos são ligados diretamente nas torneiras. Além disso, a vela também deve passar por constante higienização e a sua troca deve ser feita toda vez que apresentar aparência amarelada, pois o filtro de barro, principalmente, acaba deixando a água com um gosto desagradável após um tempo de uso.

Purificador de água
Os purificadores de água são produtos mais completos, pois conseguem matar e eliminar as bactérias, independente do sistema. Além disso, esse tipo de aparelho faz muito bem à saúde, eliminando também sais e cloretos.  Também acabam com os odores e o sabor de cloro.  Vale ressaltar que o nível de limpeza proporcionado por esse aparelho pode variar de: P1, que é o mais intenso e que retém as menores impurezas, ao P6, que trabalha com sistema básico. Abaixo vamos ilustrar a tabela de classificação por Classe para retenção de partículas e também o selo do Inmetro para ajudar na verificação.

                 

Se sua preocupação é com o gasto de energia, apesar de consumirem muito pouco, também é possível encontrar purificadores de água que não necessitam da rede elétrica para operar. Há versões que oferecem outras camadas de purificação e tecnologias avançadas, com lâmpadas que emitem raios ultravioletas que agem sobre os vírus, outros capazes de remover bactérias minúsculas e até 99% do cloro presente na água.

Agora que você já conhece as características de cada um, escolha o que melhor irá lhe atender. Mas, atenção! Seja um filtro ou um purificador de água, é importante que tenham o selo de certificação do Inmetro e somente utilize na reposição dos refis/câmaras peças certificadas e originais , com objetivo de garantor a qualidade de purificação do produto.

Saiba mais sobres os purificadores de água com classificação C-I e Retenção de partículas P-I (Classe A)

 

 

GOSTOU DESSA DICA? COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS OFERTAS E DESCONTOS

Fique sempre por dentro de nossas Promoções